MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Cientistas estão observando mudanças no clima da Terra em todas as regiões e em todo o sistema climático, de acordo com o último Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU.

Muitas das mudanças observadas no clima não têm precedentes em milhares, senão centenas de milhares de anos, e algumas das mudanças já postas em movimento – como o aumento contínuo do nível do mar – são irreversíveis ao longo de centenas a milhares de anos. No entanto, reduções fortes e sustentadas nas emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa limitariam as mudanças climáticas. Embora os benefícios para a qualidade do ar venham a surgir rapidamente, pode levar de 20 a 30 anos para que as temperaturas globais se estabilizem, de acordo com o relatório do Grupo de Trabalho I do IPCC, Mudanças Climáticas 2021: a Base das Ciências Físicas, aprovado por 195 governos membros do IPCC. “Este relatório reflete esforços extraordinários em circunstâncias excepcionais”, disse Hoesung Lee, presidente do IPCC. “As inovações neste relatório e os avanços na ciência do clima que ele reflete fornecem uma contribuição inestimável para as negociações e tomadas de decisão sobre o clima.”

Leia o Relatório do IPCC, Sumário para Formuladores de Políticas, em https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/downloads/report/IPCC_AR6_WGI_SPM.pdf

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *