A MODERNIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

Este artigo debate a importância do aperfeiçoamento tanto do planejamento estratégico de governo quanto dos instrumentos hoje existentes, como o planejamento plurianual (PPA).

A primeira parte aborda a importância do centro de governo, conforme propõe as organizações internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para o aperfeiçoamento da boa governança. Na sequência, o texto evidencia que a principal função do centro de governo – que organiza as demais – é a capacidade de pensamento e visão estratégica, consubstanciada na atividade de planejamento. Finalmente, conclui-se pela importância de implementar reformas no sistema brasileiro de planejamento estratégico – o que inclui o planejamento de médio prazo, o PPA e a capacidade de construção de cenários de longo prazo – na direção apontada pelas referências e tendências mundiais dos países de capitalismo central.

Leia o artigo de Jackson De Toni em https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/boletim_analise_politico/210322_bapi_27_artigo_05.pdf

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.