ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL) E FATORES FORMADORES DAS DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO LOCAL

A partir dos anos 1980, passou a ser observado maior desenvolvimento nos locais onde se instalavam aglomerados industriais. Foco nos fatores formadores das dimensões do desenvolvimento local pode revelar ações que auxiliam na definição de estratégias de melhoria para as regiões.

Estudou-se, a partir das relações/interações entre os atores participantes de Arranjos Produtivos Locais (APL), como fatores interferem no desenvolvimento local, considerando as dimensões ambiental, cultural, econômica, espacial, institucional, política e social. Optou-se por estudo qualitativo, análise multicasos e de conteúdo. Foram identificados, nos arranjos, aspectos de abrangência de cada dimensão e revelou-se um universo de fatores que interferem no desenvolvimento local. O fator cooperação, coletividade e a dimensão institucional se apresentaram como principais “catalizadores” e potenciais disseminadores de ações promotoras do desenvolvimento.

Leia o artigo de Roseane Grossi Silva e Dante Pinheiro Martinelli em https://www.scielo.br/j/osoc/a/4TmGShb5Bwq37JY3BsKVdRt/abstract/?lang=pt

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.